Por milhares de anos, pessoas de todo o mundo têm aproveitado os benefícios de saúde da moringa. Uma árvore nativa das regiões sub-Himalaias do Afeganistão, Índia, Bangladesh e Paquistão, a moringa oleifera também foi cultivada em várias áreas tropicais do mundo.
Como a Moringa pode ser usada?
Durante séculos, as raízes, flores, sementes, casca e frutos da planta foram utilizados para fins medicinais . Esta árvore versátil pode ajudar a tratar uma variedade de condições – de asma e artrite a pedras nos rins e distúrbios da tireóide. Como as folhas de moringa retêm muito do seu valor nutricional quando secas, a planta também é uma importante fonte de alimento para as pessoas nos países em desenvolvimento. Importante: comer a raiz da moringa e seus extratos devem sempre ser evitados, pois isso pode ser tóxico.
Benefícios de saúde de Moringa: O UltimafoodSuperfood
Além de antioxidantes, a moringa contém minerais essenciais, proteínas e vitaminas. Pó de moringa pode ser adicionado aos smoothies da tarde para um impulso de nutrição, ou, você pode tentar beber chá moringa para ajudar a alavancar sua manhã. O que faz da moringa um superalimento tão popular?
- É um antioxidante
Moringa contém antioxidantes que podem interagir com os radicais livres nocivos em seu corpo e ajudam a reduzir a pressão arterial. Vitamina C, quercetina, beta-caroteno e ácido clorogênico são encontrados em altos níveis nas folhas de moringa. Um estudo mostrou que as mulheres que tomaram apenas 1,5 colher de chá de pó de moringa todos os dias durante três meses tiveram níveis significativamente mais elevados de antioxidantes no sangue. Há uma abundância de alimentos que impulsionam o sistema imunológico : talvez seja hora de adicionar a moringa à sua lista de alimentos básicos!
- Reduz Inflamação
Moringa pode reduzir a quantidade de inflamação em seu corpo, suprimindo as enzimas associadas a ela. Embora a inflamação seja a resposta natural do seu corpo a uma lesão e seja necessária para a cura, sua presença também pode prejudicar sua saúde se ela continuar por um longo período de tempo. Este tipo de inflamação contínua tem sido associado a condições crônicas como artrite, obesidade, diabetes e doenças cardíacas.
- Ele gerencia os sintomas do diabetes
Além de regular o estresse oxidativo em pessoas com diabetes, a moringa também pode ajudar a controlar seus níveis de glicose e lipídios . Enquanto os cientistas ainda estão realizando estudos para descobrir quais dos compostos da planta ajudam a reduzir os níveis de açúcar no sangue, muitos pensam que o composto de isotiocianatos é responsável. Mesmo os menores estudos estão chamando a atenção para o potencial dessa planta.
Um estudo em particular mostrou que comer 50 gramas de folhas de moringa por dia durante três meses pode reduzir os níveis de açúcar no sangue em 21% .
- Moringa pode diminuir os níveis de colesterol
Uma série de estudos em animais e humanos indicaram que o extrato de folhas cruas da moringa possui impressionantes habilidades de redução de colesterol. Um aumento do risco de doenças cardíacas e colesterol alto andam de mãos dadas, reduzindo assim o risco de um reduzir automaticamente o risco do outro. Uma dieta à base de plantas reduz significativamente os níveis de colesterol e promove a saúde do coração. Flaxseeds, aveia, amêndoas e, claro, moringa, são todos os superalimentos de redução de colesterol.
- Melhora a saúde da pele
Aplicada à pele, a moringa pode ajudar a reduzir os efeitos do pé de atleta, verrugas e infecções da pele. Há também algumas evidências que mostram que a moringa é eficaz no tratamento da doença da gengiva e da caspa. As capacidades de coagulação do sangue da planta fazem dela uma opção para curar feridas e cortes também.
Os benefícios para a saúde desta notável planta são aparentemente infinitos – analise a pesquisa para ver se ela pode ser uma boa opção para você. Antes de adicionar este ou outros suplementos ao seu estilo de vida, certifique-se de consultar um profissional de saúde para ser completamente informado sobre quaisquer efeitos colaterais ou preocupações.