Síndrome Metabólica e Baixa Testosterona
A síndrome metabólica é o nome de uma condição que inclui a presença de níveis anormais de colesterol , pressão alta , obesidade na cintura e açúcar elevado no sangue. A síndrome metabólica aumenta o risco de ataques cardíacos e derrames.
Estudos mostram que homens com baixa testosterona são mais propensos a desenvolver síndrome metabólica. Em estudos de curto prazo, a reposição de testosterona melhorou os níveis de açúcar no sangue e a obesidade em homens com baixa testosterona. Os benefícios e riscos de longo alcance ainda são desconhecidos.
A baixa testosterona em pessoas mais jovens, podem afetar o desenvolvimento. Em alguns casos, afeta também o tamanho e pode ter problemas de ter um pênis fino e pequeno.
Testosterona e doença cardíaca
A testosterona tem efeitos mistos nas artérias. Muitos especialistas acreditam que a testosterona contribui para as taxas mais altas de doenças cardíacas e hipertensão que tendem a afetar homens em idades mais jovens. Por esse raciocínio, a alta testosterona pode ser ruim para o coração.
Mas a deficiência de testosterona está ligada à resistência à insulina , obesidade e diabetes. Cada um desses problemas aumenta o risco cardiovascular. Homens com diabetes e baixa testosterona também têm taxas mais altas de aterosclerose ou endurecimento das artérias.
Uma certa quantidade de testosterona pode ser necessária para as artérias saudáveis, porque é convertida em estrogênio , o que protege as artérias dos danos. Até o momento, nenhum estudo mostra que a reposição de testosterona protege o coração ou previne ataques cardíacos.
Testosterona e outras condições
A testosterona baixa existe frequentemente com outras condições médicas:
- Depressão : Em um estudo com quase 4.000 homens com mais de 70 anos, aqueles com os níveis mais baixos de testosterona tiveram probabilidade duas vezes maior de ficarem deprimidos. Esta ligação permaneceu mesmo depois de permitir idade, estado geral de saúde, obesidade e outras variáveis.
- Disfunção erétil (DE): Problemas com ereções são um dos sintomas mais comuns da baixa testosterona. A maioria das disfunções é causada por aterosclerose. Os homens com fatores de risco para aterosclerose – diabetes, síndrome metabólica ou obesidade – geralmente apresentam baixos níveis de testosterona.
- Alta pressão arterial: Os efeitos da testosterona sobre a pressão arterial são muitos e complexos. Homens com pressão alta podem ser quase duas vezes mais propensos a ter testosterona baixa do que os homens com pressão arterial normal. Por outro lado, muita testosterona pode aumentar a pressão arterial . A testosterona age de várias maneiras nos vasos sanguíneos, então isso pode explicar os efeitos variados.
Opções de tratamento de substituição de testosterona
A questão que permanece é se a baixa testosterona causa ou piora problemas médicos como o diabetes? Ou são as pessoas que desenvolvem diabetes, ou outros problemas de saúde, simplesmente mais propensos a também ter baixos níveis de testosterona?